O que a tendência do ChatGPT indica sobre o futuro do varejo

A Inteligência Artificial (IA) se tornou um dos termos mais comentados. Afinal, é uma das tendências para os negócios em 2023. Segundo a previsão do IDC, os investimentos nesta área devem aumentar em 26,9% neste ano. Em uma outra pesquisa, agora realizada pela Cortex, quando a IA se estende para o varejo, revela que esse é um dos segmentos da economia que mais tem apostado em tecnologia e inovação.

Com isso, novas soluções são testadas e validadas para entregar a melhor experiência aos clientes. A mais recente delas é o ChatGPT, uma ferramenta baseada em IA para comprovar dados. Além de indicar alguns fatos sobre o comportamento do consumidor moderno.

Entretanto, por ser uma tecnologia muito recente, ainda são escassos os estudos sobre o tema. Porém, o Instituto de Engenharia de Gestão (IEG) já levantou que cerca de 70% das pessoas, mais da metade já ouviram falar ou já a utilizaram. Tanto é que o sistema chegou a ter fila de espera por superar o número de acessos e foi comprado por US$ 10 bilhões pela Microsoft.

"A grande repercussão do ChatGPT nos mostra um público inclinado a uma experiência cada vez mais personalizada, uma necessidade de resolução de problemas quase imediata e a preferência pelo marketing orgânico. Algumas tendências que já eram realidade, mas se intensificam à medida que a tecnologia evolui", afirma Marcel Farto, CEO da Onclick, empresa de tecnologia focada no desenvolvimento de soluções empresariais.

Visto isso, para aumentar as vendas no varejo, a Inteligência Artificial pode ser aplicada para a instalação de chatbots, a fim de otimizar a experiência do cliente, com um robô capaz de tirar dúvidas e oferecer soluções quase imediatas. Também pode ser utilizado para captar informações sobre o cliente, mesmo dentro da Lei de Proteção de Dados (LGPD), compartilhando conteúdos e ofertas cada vez mais personalizadas, entre muitas outras formas de melhorar a abordagem e comunicação da marca com o público, ação que acaba sendo benéfico para ambos os lados.

Anterior
Anterior

GRU movimenta 24,7 mil toneladas de carga e se destaca no mercado farmacêutico internacional

Próximo
Próximo

Caso Americanas: A destruição de riqueza começou muito antes de fraude contábil