・02/10/2025・Texto por Redação Power Supply
O uso de Inteligência Artificial (IA) vem revolucionando a gestão de fornecedores e consolidando as cadeias de suprimentos como áreas estratégicas para empresas de diferentes setores. De acordo com pesquisa do Gartner, até 2027 cerca de 60% das organizações globais terão investido em soluções baseadas em IA para mitigar riscos e aprimorar o relacionamento com parceiros de negócio.
Nesse cenário, a SoftExpert, multinacional brasileira especializada em software de conformidade, governança e excelência operacional, vem ampliando sua presença em segmentos de alto rigor regulatório, como life sciences, serviços financeiros, alimentos e bebidas e energia. A companhia oferece uma plataforma de Supplier Lifecycle Management (SLM) que centraliza e automatiza o ciclo de vida dos fornecedores, desde a seleção e qualificação até a gestão de contratos e monitoramento de desempenho.
Se antes a gestão de fornecedores era vista como atividade burocrática, hoje se tornou prioridade nas estratégias corporativas. Um estudo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) mostra que 75% das empresas brasileiras consideram a digitalização da área essencial para aumentar resiliência e competitividade. O movimento ganha força em um ambiente de crescente pressão por sustentabilidade e adequação a normas globais.
A solução da SoftExpert promete reduzir em até 30% os riscos de não conformidade, melhorar a qualidade das entregas e acelerar a tomada de decisão por meio de dados em tempo real. Algoritmos de IA permitem classificar fornecedores de acordo com critérios como saúde financeira, histórico de atrasos e desempenho. Também possibilitam automatizar planos de ação e acompanhar a aderência a normas internacionais, incluindo ISO e ESG.
Com maior rastreabilidade e transparência, empresas conseguem construir redes de fornecimento mais seguras e eficientes. "Gestão de fornecedores vai muito além da negociação de preços: é um pilar de competitividade e governança. Com IA e automação, é possível elevar um processo tradicionalmente manual a um nível estratégico, garantindo visibilidade de ponta a ponta e promovendo relacionamentos mais duradouros", afirmou Marcelo Becher, Product Marketing Leader da SoftExpert.
Marcelo Becher, Product Marketing Lead de SoftExpert. Foto: LinkedIn
Um exemplo da aplicação da tecnologia é a LIASA, maior produtora de silício metálico da América do Sul. A companhia investiu R$ 50 milhões em melhorias de processos em 2022 e, no ano seguinte, adotou energia solar fotovoltaica para reduzir impactos ambientais. Na gestão de fornecedores, a implementação da plataforma SoftExpert Suite garantiu padronização, transparência e alinhamento às práticas ESG.
A solução também automatizou contratações, reduziu inconsistências, centralizou documentos e facilitou a geração de relatórios nos padrões do GRI. O resultado foi uma cadeia de suprimentos mais rastreável, com maior responsabilidade socioambiental e fortalecimento da confiança entre parceiros em mais de 60 países.
Fundada no Brasil, a SoftExpert atende atualmente mais de 3 mil clientes e 3 milhões de usuários em 50 países. A empresa conta com 12 subsidiárias internacionais, entre elas Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Austrália, além de uma rede de 300 parceiros estratégicos. Com uma equipe de mais de 600 profissionais, oferece uma plataforma all-in-one voltada à conformidade, governança e excelência operacional, reforçando sua posição como referência global em tecnologia para gestão empresarial.
4min • 04/08/2025
2 min • 08/09/2025
2 min • 22/09/2025
4min • 04/08/2025
2 min • 08/09/2025
2 min • 22/09/2025