・28/02/2023・Texto por Redação Power Supply
Não faltam alimentos no mundo. Falta uma boa gestão da cadeia de produção e distribuição. Os números comprovam isso. De acordo com o último relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), intitulado “Índice de Desperdício de Alimentos”, 14% dos alimentos produzidos no mundo são perdidos entre a colheita e o transporte por falta de tecnologias integrativas. Atenta ao cenário, a Raízs, foodtech de orgânicos e saudáveis, investe em Inteligência Artificial exclusiva para prever o que será consumido entre seus clientes e assim retirar do solo apenas o que for consumido, evitando o desperdício de alimentos. “Por meio de sistemas e plataformas próprias, conseguimos fazer uma predição de compras com base na média de consumo, entregando os melhores produtos para os clientes. Com a nossa ferramenta conseguimos fazer um planejamento com produtores e colher apenas os alimentos que serão aproveitados”, disse o fundador e CEO da Raízs, Tomás Abrahão.
Atualmente, a startup conecta cerca de 900 famílias de pequenos produtores em todo o país aos seus mais de 40 mil clientes Recentemente, a empresa anunciou a conclusão da rodada Série A de R$ 20 milhões, liderada pelo fundo Solum Capital e acompanhada pela KPTL. “A Raízs nasceu para transformar a cadeia de alimentos no Brasil. Oferecemos remuneração justa ao pequeno produtor, vendemos alimentos em média 20% mais baratos que os supermercados, conectamos as pessoas a uma alimentação mais saudável e diminuímos o impacto ambiental. Com o aporte e a chegada dos novos fundos, queremos acelerar a transformação da cadeia de alimentos”, afirmou Abrahão.
Fundada em agosto de 2016, a Raízs nasceu com o propósito de conectar o pequeno agricultor de produtos orgânicos ao consumidor final, criando assim um laço entre a cidade e o campo. Entre os serviços estão as cestas por assinatura disponíveis no site, tanto para os consumidores quanto para os estabelecimentos. A startup recebeu aportes importantes em prêmios como Red Bull Amaphiko, Choice UP Artemisia, ONU Accelerate 2030, Creators Awards e, recentemente, recebeu a certificação de empresa em que o lucro anda junto com a responsabilidade social, concedida pelo Sistema B. A plataforma aceita todas as bandeiras de cartão de crédito e as compras podem ser feitas pelo site.