・14/10/2024・Texto por Hugo Cilo, Redação Power Supply

A Stellantis consolidou a liderança no mercado de automóveis e comerciais leves no Brasil, Argentina e América do Sul, registrando mais um mês de crescimento expressivo. A empresa apresentou um aumento nas vendas em comparação ao ano anterior.

Em setembro, as vendas da Stellantis totalizaram 86,6 mil unidades, um crescimento de 12.560 veículos em relação ao mesmo mês de 2023, com 24,3% de participação de mercado na região. Esse resultado superou o registrado em julho, quando a empresa alcançou 24,1% de market share, tornando-se o melhor desempenho desde dezembro do ano passado.

De janeiro a setembro, foram mais de 663 mil veículos emplacados, um aumento de 17.143 unidades em relação ao mesmo período de 2023, alcançando uma participação de 23,2% no mercado sul-americano.

No Brasil, a empresa manteve forte desempenho, permanecendo na liderança do mercado brasileiro com mais de 524 mil veículos emplacados no acumulado do ano, um aumento de 32.461 unidades em relação a 2023, garantindo 29,9% de participação nas vendas totais do período. Somente em setembro, a Stellantis registrou 67,9 mil emplacamentos no país, 8.572 veículos a mais em comparação ao mesmo mês do ano anterior, alcançando uma participação de mercado de 30,4%.

Na Argentina, a empresa fechou setembro na liderança, com 13,1 mil unidades vendidas, um crescimento de 4.489 veículos em comparação ao mesmo mês do ano anterior. Além disso, a Stellantis alcançou 32% de participação de mercado, um avanço de 4,8 pontos percentuais em relação a 2023. No acumulado do ano, foram emplacados 88,5 mil veículos, garantindo à empresa uma participação de 30,1% no mercado argentino.    Na esteira do bom desempenho de mercado, a companhia premiou seus principais fornecedores. A empresa reuniu no Centro de Conferências Lingotto Congressi, em Turim, Itália, os fornecedores que se destacaram por sua excelência e comprometimento ao longo do ano passado. Durante a quarta edição do Supplier of the Year, foram reconhecidos os principais fornecedores globais e regionais em categorias específicas, e a América do Sul desempenhou um papel estratégico na premiação.

Foram reconhecidos 68 fornecedores por seu compromisso, qualidade e excelência operacional em 2023. Além disso, 21 deles destacaram-se como os melhores em suas respectivas categorias e receberam o prêmio "Supplier of the Year". Os membros do Supplier Advisory Council (SAC) e parceiros estratégicos na América do Sul foram convidados para a cerimônia que contou com a presença de 200 fornecedores e parceiros globais da Stellantis.

Juliano Almeida, Vice-presidente Sênior de Compras & Supply Chain e Desenvolvimento de Negócios e Sinergias para a América do Sul, foi responsável por entregar o prêmio de Melhor Fornecedor da América do Sul e destacou que o evento é uma tradição aguardada com grande expectativa na Stellantis. “É uma satisfação enorme reconhecer o desempenho excepcional dos nossos fornecedores sul-americanos. Esta região tem um papel estratégico para a Stellantis, e os parceiros locais têm se mostrado essenciais para nosso sucesso, superando desafios e contribuindo para a competitividade e inovação”, afirmou.

Os indicados ao prêmio de Fornecedor do Ano da América do Sul foram:

Brenex: Fornecedor regional de logística para o Brasil e a Argentina, que se destacou como parceiro estratégico, superando restrições e garantindo operações contínuas para evitar interrupções na produção nos Polos Automotivos da Stellantis.

Neo Rodas: Localizada no Brasil, a Neo Rodas, fornecedora de rodas de liga leve, demonstrou flexibilidade e colaboração notáveis com as equipes de Engenharia e Qualidade, mantendo competitividade de custos e forte compromisso com o crescimento de negócios com a Stellantis.

Trefelt: Parceiro baseado na Argentina, especializado em acabamentos suaves e carpetes. Foi indicada por seus investimentos locais que aumentaram a eficiência e integração vertical, além de seu foco em otimização de valor e transparência de custos.

O vencedor na América do Sul foi o Grupo Brenex, parceiro especializado em serviços de transporte e armazenamento. Ao longo de 2023, a Brenex destacou-se pela excelência operacional, combinando inovação e eficiência em suas soluções logísticas. Além de cumprir rigorosamente os prazos e garantir a qualidade dos serviços, a empresa demonstrou uma extraordinária flexibilidade para superar desafios, indo além do esperado para assegurar o sucesso contínuo das operações da Stellantis.

Segundo Juliano, esse compromisso incansável em agregar valor e se adaptar às necessidades do negócio foi essencial para manter competitividade na América do Sul. “Parabenizo o Grupo Brenex pela conquista de ‘Melhor Fornecedor da América do Sul’ e reconheço o ótimo trabalho da Neo Rodas e da Trefelt como finalistas”, finaliza.

 

Fiat na liderança no mercado brasileiro

Em setembro, a marca manteve o primeiro lugar com 22,2% de participação de mercado e 49.645 veículos emplacados, superando o segundo colocado em 14,3 mil unidades. No acumulado do ano, a Fiat mantém 21,1% de market share e 370.251 unidades emplacadas entre janeiro e setembro de 2024, o que representa mais de 91 mil unidades à frente da segunda colocada.

A Strada também manteve o título de veículo mais vendido do Brasil, conquistando o topo do ranking com 6,4% de participação de mercado e 14.240 unidades emplacadas, seguindo em alta com o segundo melhor mês do ano, perdendo apenas para o anterior em que bateu todos os recordes. Destaque também para o Mobi, que ocupou a oitava posição entre os mais vendidos do mercado, com 5.860 unidades, e para o Cronos, que está na nona posição com 5.858 unidades comercializadas.

Jeep segue líder entre os SUVs médios

Com as 10.554 unidades emplacadas em setembro, a Jeep alcançou a marca de 87.796 vendas em 2024. No segmento dos SUVs médios, o Jeep Compass segue líder da categoria no acumulado do ano, com 35.335 emplacamentos. Em setembro, foram 3.794 vendas que se somam ao resultado de 2024. O Jeep Compass também está entre os TOP 10 SUVs mais vendidos do mercado brasileiro em setembro e no acumulado do ano.

O Jeep Renegade registrou 5.194 unidades emplacadas em setembro. Já no acumulado do ano, o modelo, que é referência no segmento dos B-SUV, vendeu 39.977 unidades, um crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado. E o Jeep Commander segue como líder entre os SUVs de 7 lugares no Brasil, posição que ocupa desde 2021. Em setembro, foram 1.517 unidades vendidas. No acumulado do ano, o modelo já soma 11.962 vendas.

Ram cresce 206% no acumulado de 2024

Com mais de 22 mil picapes comercializadas no ano, a Ram já superou em 31% o acumulado de vendas total do ano anterior, que foi de 17 mil unidades, e já era o recorde histórico de vendas da marca no país. Na comparação com o mesmo período nos dois anos, acumulado de 2024 versus 2023, o crescimento é de 206%.

Com 2.504 picapes comercializadas em setembro, a Ram soma 22.433 picapes emplacadas em 2024. Esse número representa 6,6% de participação no mercado de picapes no Brasil nos nove primeiros meses do ano e 1,3% de participação no mercado total de veículos de passeio e comerciais leves.

A marca também se mantém líder no mercado de picapes grandes. Com 4.752 unidades comercializadas no acumulado do ano, a Ram representa 76% das vendas desta fatia de mercado. Somente no mês de setembro foram vendidas 391 dessas picapes, quase 80% de todo o segmento. E a Rampage, segue como grande destaque de vendas. Em setembro, foram 2.113 unidades emplacadas, que contribuíram para as 17.681 unidades comercializadas do modelo no ano até aqui.

Voltar para notícias
Titulo do Anúncio
Titulo do Anúncio

Recomendações

• 01/04/2024

Braskem cresce 13%, com Ebitda de R$ 1 bilhão, mas cenário ainda é desafiador

Ler mais

• 03/04/2024

Wayra Brasil faz aporte na edtech Ada, o primeiro de 2024

Ler mais

• 21/07/2023

iFood oferece 5 mil bolsas de estudo em parceria com a DIO

Ler mais

• 11/06/2024

Gerdau Graphene lança selo de autenticidade de tecnologia exclusiva

Ler mais

• 01/04/2024

Braskem cresce 13%, com Ebitda de R$ 1 bilhão, mas cenário ainda é desafiador

Ler mais

• 03/04/2024

Wayra Brasil faz aporte na edtech Ada, o primeiro de 2024

Ler mais

• 21/07/2023

iFood oferece 5 mil bolsas de estudo em parceria com a DIO

Ler mais

• 11/06/2024

Gerdau Graphene lança selo de autenticidade de tecnologia exclusiva

Ler mais

Se inscreva e receba atualizações e notícias

Siga a gente nas redes sociais

Comentários

Sucesso! Seu comentário foi enviado.
Atenção! Preencha todos os campos.

Se inscreva e receba atualizações e notícias

Siga a gente nas redes sociais