3 min・02/07/2025・Texto por Redação Power Supply
Em mais um passo estratégico para consolidar sua presença no Brasil, a Veolia, multinacional francesa líder global em gestão de água, energia e resíduos, acaba de adquirir o controle das empresas Alagoas Ambiental e Serquip Tratamentos Resíduos AL — duas referências regionais no tratamento e valorização de resíduos sólidos no Nordeste. A transação, que já recebeu o aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
A operação marca um novo avanço no agressivo plano de fusões e aquisições da companhia no País. Desde 2020, a Veolia vem executando uma estratégia nacional focada no crescimento sustentável, com destaque para a reciclagem de resíduos urbanos e perigosos e a geração de energia renovável — pilares do seu ambicioso plano estratégico global, o GreenUp.
Com as novas aquisições, a Veolia passa a operar três EcoParques e duas unidades de tratamento de resíduos de saúde em Alagoas. Essas estruturas se somam às operações já existentes no estado, como a Grune by Veolia — fornecedora de energia limpa a vapor para a Braskem em Marechal Deodoro desde 2023. O movimento reforça a presença da empresa na região e eleva em cerca de 15% o volume de resíduos gerenciados no Brasil, que agora ultrapassa a marca de 5 milhões de toneladas por ano.
O novo portfólio traz tecnologias de ponta em geração de energia por biogás, incineração e autoclave de resíduos hospitalares, além de soluções para a reciclagem de entulho da construção civil, tratamento de chorume via osmose reversa, e gestão de resíduos perigosos (classe I) e não perigosos (classes II A e B). A estrutura também passa a contar com uma usina de biomassa, uma unidade de blendagem para coprocessamento e uma estação de tratamento de efluentes.
Além de fortalecer a operação industrial, a transação expande a presença da empresa no mercado de serviços. Com a incorporação de cerca de 380 novos colaboradores, a equipe da Veolia no Brasil agora ultrapassa 2.900 profissionais. A aquisição também amplia a cobertura geográfica da companhia: são quase 80 municípios nos estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe, atendendo uma população superior a 1,7 milhão de pessoas.
O movimento reflete a aposta da multinacional no potencial da economia circular como motor de transformação ecológica no Brasil. "A incorporação dessas empresas em Alagoas mostra o quanto acreditamos no potencial da região. Vemos essas aquisições como uma plataforma para acelerar a transformação ecológica não só no Nordeste, mas em todo o país", afirma Pedro Prádanos, CEO da Veolia Brasil.
Para Prádanos, o respeito ao legado das companhias adquiridas é um ponto central da operação. "Damos um valor imenso ao que foi construído e estamos comprometidos em manter e potencializar essas conquistas: operações de alta performance, um forte compromisso com a educação ambiental e o desenvolvimento social das comunidades onde atuamos. Esta operação reforça nossa presença, em linha com nossos princípios de desempenho multifacetado e geração de valor."
O apetite da Veolia pelo mercado brasileiro é justificado por números robustos. Presente em cinco continentes e com 218 mil colaboradores em seu quadro global, a companhia forneceu em 2023 água potável para 113 milhões de pessoas, saneamento para outras 103 milhões, produziu 42 terawatts-hora de energia e tratou mais de 63 milhões de toneladas de resíduos. No Brasil, a empresa já opera em 12 estados, e o Nordeste se consolida como uma das prioridades na nova fase de crescimento.
4min • 29/05/2025
3 min • 02/04/2025