・09/12/2024・Texto por Redação Power Supply
Atualmente, um dos principais desafios no processo de descarbonização das empresas é o chamado “escopo 3”. Essa categoria engloba as emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes de fontes externas que não são propriedade ou controladas diretamente pela organização, como a cadeia de suprimentos. Para enfrentar essa dificuldade, a Zaya, greentech especializada em simplificar o cálculo de impacto ambiental para empresas, lançou a plataforma gratuita de Diagnóstico de Engajamento Climático de Fornecedores.
A ferramenta é projetada para diagnosticar de maneira completa e assertiva as emissões de gases provenientes da cadeia de fornecedores. Segundo Otávio Dutra, cofundador da Zaya, o objetivo é facilitar para as marcas o processo de mensuração da maturidade e do esforço de seus fornecedores na descarbonização.
“Com a plataforma, conseguimos oferecer às empresas uma visão clara e rápida sobre questões como a realização de inventários de gases de efeito estufa, auditoria dessas informações, cálculo da pegada de carbono e compensações realizadas. Esses insights são fundamentais para entender os impactos e traçar estratégias eficazes para o cumprimento de metas climáticas”, explica Dutra.
O diagnóstico é consolidado dentro de uma plataforma integrada, em que os fornecedores respondem um formulário simples, com tempo médio de preenchimento de dois minutos. “Com as respostas, a ferramenta oferece um retrato completo e atualizado sobre as ações climáticas de toda a cadeia de fornecedores, permitindo identificar lacunas e oportunidades de melhoria”, complementa Dutra.
De acordo com um relatório da Howden e BCG, o esforço global para zerar emissões de gases poluentes demandará um investimento de US$ 19 trilhões até 2033. Em comparação, o custo para medição de emissões de carbono é estimado em R$ 2 bilhões no período, reforçando a necessidade de métodos precisos, especialmente no escopo 3, que, segundo dados do CDP, emite 11 vezes mais GEE do que os outros escopos combinados.
Dutra destaca que o projeto visa aumentar a conscientização sobre a importância da medição no escopo 3 entre fornecedores. “Uma mesma empresa pode fornecer para diversas indústrias. Queremos criar um ciclo virtuoso, em que a transparência dos dados sustentáveis se torne um diferencial no relacionamento entre marcas e suas cadeias de suprimentos”, afirma.
Os dados coletados serão usados como base para diagnósticos e para a construção de roteiros de descarbonização, beneficiando tanto fornecedores quanto marcas. “Para executar, é preciso preparar. A solução representa o ponto de partida para desenvolver estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas para todos os envolvidos”, conclui Dutra.
Fundada em 2023, a Zaya é uma greentech brasileira que simplifica o cálculo de impacto ambiental de produtos e operações, ajudando líderes a tomarem decisões mais sustentáveis.
Com um software próprio, a Zaya permite que empresas utilizem dados ambientais de forma escalável, por meio de três módulos principais: Inventário de Gases de Efeito Estufa, Pegada de Carbono e Avaliação de Ciclo de Vida.